quinta-feira, 12 de janeiro de 2017

Sempre receber, Nunca pagar.
Capítulo VII

Caros, no capítulo anterior eu fiz um estudo da rentabilidade real dos meus Prefixados 2017. De fato, se pensarmos que o valor ficou rendendo por 2 anos, o rendimento real foi muito baixo (4,22%). Porém precisamos ter em mente que:

1. Nós estamos acumulando patrimônio e isso nos obriga a diversificar para evitar risco.

Diversificar significa não inserir todas as fichas em um único ativo. Percebam que apenas 2,74% do meu patrimônio correspondia ao Prefixado 2017.

2. A rentabilidade foi real.

Pra mim, ter uma rentabilidade real significa muito. Por mais que rendeu pouco, ele rendeu mais que a inflação e com isso eu aumentei o meu patrimônio.

3. Apesar de ter rendido pouco, estamos do lado certo do muro.

Na vida existe dois tipos de pessoas: as que recebem juros e as que pagam juros. Estamos do lado certo, nem sempre um ativo terá sido a melhor escola, mas se ele ainda tem o seu valor! E ativo não se gira, patrimônio não se gira! Girar patrimônio enriquece a corretora!

4. Afine o instrumento (Um dos 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes).

Na época eu estava iniciando, entendia no que eu estava me metendo mas não sabia analisar o mercado macro de uma forma geral (Na época, eu utilizava a carteira recomendada da Corretora Bradesco). Só aprendemos de fato na luta do dia a dia. Hoje eu entendo que não deveria ter apostado pois a Selic ainda estava em alta e a Inflação estava querendo estourar o teto. Se o cenário da época se repetir no futuro já terei a experiência e a expertise da minha experiência passada.


8 comentários:

  1. É isso aí cara! Estamos sempre aprendendo e isso que vc relatou serve de aprendizado para o futuro. Sempre teremos isso em mente: "se eu não tivesse feito isso lá atrás". Mas tudo que fizemos ou até mesmo fazemos hoje, no futuro próximo teremos que fazer uma análise se foi ou não escolhas sábias, se deram realmente certo, e assim por diante. É assim que diminuímos os próximos erros e começamos a certar um pouco mais. Continuem assim meu amigo e irá longe!

    Forte abraço e boa sorte

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Marujo. Cada dia um aprendizado novo! Errar enquanto o patrimônio não é grande é essencial! Sucesso sem erros não existe.

      Abraços

      Excluir
  2. Isso ae! Diversificação é o melhor mecanismo de gestão de riscos de uma carteira de investimentos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato!

      Agora estou estudando sobre FIIs!
      Em breve farei um post sobre isso!

      Abraços

      Excluir
  3. Matheus,

    2 anos? o problema é que você pegou o ciclo todo, subindo e descendo praticamente pro mesmo ponto. dê uma olhada na rentabilidade de fev/16 pra cá ... pré fixado é bacana com os juros futuro caindo .. como o cenário de ontem ... com os juros subindo .. não é bom não rs ...

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Exato Rodolfo!

      Na época eu não tinha essa visão macro da economia.
      Mas de qualquer forma ele rendeu real, o que já é um ponto bem positivo!
      Obrigado por sempre aparecer por aqui.

      Abraços.

      Excluir
  4. 4% de juros reais é um sonho, parabéns!
    Apesar de que devemos lembrar que calcular rentabilidade de títulos públicos as vezes pode ser desesperador, o melhor mesmo é esquecer essa parte e lembrar só na hora do vencimento dos títulos, mas rendendo bem, que mal tem? haha
    abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Turista, eu costumo comprar e esquecer.
      Não fico girando patrimônio pq isso gera uma grande chance de incorrer mais erros ainda!
      4% em dois anos foi pouco, mas é importante lembrar que estamos falando de uma rentabilidade real em um período que a inflação anual passou de 10%! Ou seja,eu considerei que 4% em dois anos foi bom.

      Fiquei feliz com o resultado.

      Abraços e obrigado pelo comentário.

      Excluir