domingo, 22 de janeiro de 2017

Estudando os FII disponíveis
Capítulo VII

Pessoal, como todos sabem a minha meta, até então, é alocar 50% do meu patrimônio em Renda Fixa (RF) e os outros 50% em Renda Variável (RV). Mas venho estudando outros investidos dentro da parcela de RV que não são ações. Trata-se dos Fundos de Investimentos Imobiliários (FII). A princípio tinha pensando em alocar 20% do meu patrimônio em FIIs, 40% em RF e os outros 40% em ações. Depois achei melhor manter os 50% em RF, abaixar para 10% em FIIs e ficar com 40% em ações. Hoje, estudando as opções de FIIs não estou encontrando muita coisa boa (deve ser por conta do momento econômico!). Dessa forma, abaixei a pretensão de exposição aos FIIs para 5%, ações em 45% e RF em 50%.

Estudando os FIIs eu fiz os seguintes recortes:

FIIs de tijolo
Gestão Ativa
Participação no IFIX
Mandato de Renda.
Multi-Inquilino
Multi-Imóvel

Cheguei aos seguintes FIIs:

FFCI (Lajes Corporativas)
FIIPB (Logística)
HGBS (Shoppings)
HGLG (Logística)
HGRE (Lajes Corporativas)
KNRI (Híbrido)

Porém, ainda acho a quantidade pouca e tem o problema de que HGBS, HGLG e HGRE são do mesmo administrador!

Gostaria de saber de vocês quais as técnicas que vocês utilizaram para selecionar uma carteira de FII vitalícia no sentido de comprar o FII e usufruir da renda dele por um longo período (Buy & Hold).

Estou estudando agora pois pretendo começar a comprar as cotas em Julho/2017.

Conseguem me ajudar nessa?
Abraços.


3 comentários:

  1. Também estou estudando sobre fundos imobiliários !! vou aguardar suas observações futuras !!rs

    ResponderExcluir
  2. MAtheus,

    Eu não tenho nenhuma técnica pra nada vitalício, mudo o % das alocações conforme acho um mercado mais fácil do que o outro. O mercado de Fiis ,oscila ao contrário do mercado de juros futuro. Projeções pra cima ... pau nos fiis ... projeções pra baixo ... ganham valor sem parar ... é como se na média se comportassem como títulos pré fixados.

    Acho que a chance de ganhar com fiis agora é limitada como vc mesmo observou... a projeção dos juros mais otimista fala em 1 dígito pra final de 2017. Eu que opero fiis com o principal guia, a curva de juros, pra mim 2017 é o ultimo ano claro pra fazer dinheiro nos fiis. Se essas projeções se cumprirem, teremos selic a 9,75 9,50 no final de 2017. Desse patamar, a selic não tem tanto caminho assim pra baixo.

    Obviamente, com a melhora da economia, fundos que tem altas vacâncias hoje poderiam melhorar em muito, mas aí depende de entender bem mercado imobiliario que não é o meu forte. .. desses que listou ai .. tenho hgbs e knri ... esse é só o meu ponto de vista... o sumido mestre dos dividendos entende disso ai .. o VDC andou estudando bastante tb ... eu sou amador ainda nesse negócio de fii, basicamente usando estudo de gráfico em cima do ifix e dos juros futuro, que gráfico é uma coisa q estou acostumado a ver ..

    Abs,

    ResponderExcluir
  3. Fala Matheus, beleza?

    Eu sou um completo beginner no assunto também, mas vou tentar te ajudar.

    Eu pego o ranking dos FII e dou uma olhada no yield mensal e no atual. Esse é o primeiro critério.
    Depois dou uma analisada no gráfico anual e mensal, e também o valor de negociação da cota atual.
    Depois disso vou afunilando. Daí vejo o valor mínimo de aporte e só por fim dou uma lida no contrato.

    Não faço nenhuma análise profunda, até mesmo por que ainda não dou conta.

    Na quarta-feira, dia primeiro, irei colocar algo mais sobre FII no meu blog. Depois dê uma passada lá.

    Abraço

    ResponderExcluir