terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Simplesmente não sigo o Ibovespa
Capítulo V

Sei que este capítulo pode gerar muito pano pra manga. Mas queria apenas deixar claro que o Ibovespa é composto pelas ações mais negociadas em bolsa e que não retrata a realidade da sua carteira. Hoje por exemplo, enquanto escrevo, o Ibovespa está em leve queda de 0,07% e a minha carteira segue com uma valorização de 0,27%. E como eu acompanho a minha carteira? Eu uso o Google Finance. É um site em que você coloca o seu portfólio e ele te fornece a cotação individual dos papéis e o consolidado. Tudo ponderado pela quantidade de papeis de cada ação! Simplesmente divino! Aqui está o link.

Abaixo o print do meu portfólio nesse exato momento:


Uma outra forma de você entender como a sua carteira se comporta frente ao IBOV é calculando o beta. Não vou me prolonga quanto ao que é o beta, vários blogs já fizeram isso. O básico é que o beta é um índice de correlação entre o papel e o índice Ibovespa e aqui tem uma boa explicação sobre ele.

Abaixo compartilho o meu beta (lembrando que o beta muda, sempre!). Acho interessante calcula-lo uma vez por mês apenas a título de informação. Para entender se você está muito, médio ou pouco exposto ao Ibov.


Na tabela acima temos os 10 papéis que fazem parte da minha carteira de ações. Na coluna representatividade temos quanto cada papel está em termos de porcentagem dentro da carteira de ações, na coluna 'beta' está o beta de cada ação (peguei neste site!) e na última coluna o beta ponderado. A partir da soma dos betas ponderados temos 0,74 que é o beta da minha carteira. O que isso quer dizer? Alguns diriam que eu sou conservador e que não irei pegar a curva de valorização do Ibovespa em 2017. Porém, o importante mesmo é comprar ações de empresas boas, com lucros consistentes, patrimônio crescente, dívida controlada e pequena. Se você não é especulador, o beta não serve pra nada!

Não vou me prologar, mas apenas queria dizer que aqueles que vivem tentando bater o mercado acabarão batendo a cabeça na parede. 

Invista em valor e não em preço!
 Abraços e Feliz Ano Novo!

4 comentários:

  1. Matheus,

    Coincidência ou não a maioria das carteiras de longo prazo com retornos consistentes normalmente tem o beta menor que 1. Eu também calculo mas a título de curiosidade ... não é nada determinante. tem gente que faz 1 milhao de dados estatisticos em cima da carteira Markowitz.. etc..

    Abs,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa Noite Rodolfo. Exatamente! A galera pira demais nas análises, eu faço pois gosto dos números mas esses indicadores ai não ajudam muito para a construção do patrimônio!

      Abraço e feliz ano novo!

      Excluir
  2. Gostei da representação do google finance e do cálculo do beta.
    Vou criar meu portfólio lá para ver, acompanhava de outras formas.

    Estou começando hoje na blogosfera, vou adicionar no blogroll. Se puder dar uma passadinha, agradeço:

    http://investidorprecoce.blogspot.com.br/



    ResponderExcluir