quinta-feira, 15 de dezembro de 2016

Os motivos e o nome deste blog
Capítulo I

Caros, mensalmente faço aportes financeiros e acompanhamento do meu patrimônio líquido em busca de uma independência financeira. Como a maioria dos meus amigos próximos seguem a manada, são poucos (na verdade dois) os quais consigo manter um nível de conversa mais OK. Todos os meus amigos possuem uma relação com o dinheiro nada saudável, chego a receber críticas pelo meu jeito (vivo abaixo do padrão de vida que poderia viver) mas sei que estou fazendo o meu enquanto o nosso Congresso aprova mais e mais reformas financeiras de austeridade que, querendo ou não, nos atinge de maneira negativa. Não trato aqui (nem é o foco) da necessidade ou não delas serem aprovadas para que a economia volte a crescer, independente disso, precisamos concordar que ela atinge os trabalhadores de forma negativa (juros altos, maior tempo de contribuição social, etc). Enquanto tudo isso acontece em Brasília, busco fazer o meu, na surdina, quieto, de grão em grão, de aporte em aporte.

Porém, infelizmente, são poucos os que me entendem e que conseguem manter um nível de conversa financeira razoável. Daí a necessidade de um blog, compartilhar estratégias com quem entende, receber feedbacks de quem sabe (ou procura saber) do mercado financeiro, compartilhar ferramentes de controle financeiro, dividir estratégias de longo prazo, métodos de acompanhamento e muitas outras trocas que este blog pode nos fornecer.

Mensalmente irei apresentar o meu patrimônio em termos percentuais. Nada de valores absolutos. Desta forma, acredito que poderemos manter um nível de conversa ótimo sem ter que entrar no anonimato. 

O nome Paciência Financeira é auto justificável,. Não é nada fácil ver a volatilidade do seu patrimônio, nem tão pouco esperar a curva dos juros compostos, muito menos deixar de comprar aquele bem material que você tanto deseja em nome dos aportes mensais. Por isso o termo Paciência e por se tratar de dinheiro, haja Paciência Financeira.

Ah! Só para constar, logo quando eu atingir minha independência financeira darei-me uma viagem entorno do globo. Um sonho que tenho desde que me conheço por gente.

Para estrear, hoje a noite posto o meu Balanço Patrimonial que ocorre todo dia 15. 

6 comentários:

  1. PF, seja bem vindo ao mundo da Finansfera, tem muito cara bom pacas aqui pra aprender com eles.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  2. Bacana! Parabens

    Seja muito bem vindo ao nosso mundo!

    Forte abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá, Paciência, parabens pelo Blog, vou acompanhar e te add ao meu blogroll, se puder da uma passada la no meu e me add tbm agradeço.http://marombainvestidor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir